Dizer eu te amo
- Monique Guedes
- 11 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Amados, ao ler João 21.15 vemos Jesus perguntar a Pedro: você me ama?...
E é nesse ritmo que vamos começar hoje nossa reflexão chamada pão de amor. Perguntando pra nós mesmos: Eu amo ?
Nesses versículos 15 ao 25 lemos sobre a restauração de Pedro. Algo que nós precisamos na nossa vida também. Quantas vezes Pensamos que por sermos filhos de Deus fazemos tudo certo ?
Tantas vezes dizemos muito "te amo" por aí ... Ou dizemos "amo sua vida". Ou dizemos te amo para um cônjuge, namorado, noivo, pai, mãe, irmão. ...será que nosso Te amo tem refletido restauracao com Jesus ?
Será que sabemos o sentido real da Palavra amor, para dizer que amamos?
Ao ler o capítulo 21 de joao pude ir pensando sobre cada trecho. Vamos apreciar ?
Jesus aparece novamente, pela terceira vez, aos discípulos depois de ressuscitar. Desta vez à margem do mar de Tiberíades. Ao amanhecer na praia. Mas os discípulos não o reconheceram. Pq será? ... estavam aflitos, ansiosos, temerosos com algo ?... com certeza! Eles passaram a noite pescando e não pegaram nada.
Nao ver nada nos desanima, nos desistimula e nos impede de ver a Deus muitas vezes.
Mas... Ao amanhecer Jesus estava lá para ajuda-los. Depois da frustração da noite. Com certeza não foi por acaso.
Jesus pergunta no versiculo 5. Filhos, vocês têm algo para comer ?
É surpreendente a forma como Deus faz conosco... Ele nos pergunta algo que Ele já sabe. A resposta foi um simples não.
Como fazemos quando estamos com fome, ne verdade ? Ficamos já nervosos e se alguém nos pergunta algo óbvio a gente ja respira fundo e responde com certa ironia.
Jesus, ainda sem ser reconhecido, disse lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão. Encontrarão o que?
O que precisavam... o que procuravam..
Isso nos faz refletir que Deus é quem pode nos direcionar ao lugar certo. Ao lançar as redes eles não conseguiam recolher de tanto peixe que veio.
Aleluia !
Deus dá mais do que precisamos ou esperamos.
Depois disso o discípulo que Jesus amava disse: É o Senhor.
Veja a sensibilidade que precisamos... somente o amor nos faz reconhecer a verdade.
Pedro ouviu isso vestiu a capa e lançou-se no mar. Estava perto da praia. Veja como é interessante o temperamento do sanguíneo, tira e coloca a "capa" com rapidez. Dependendo do momento.
A mesma coisa somos muitos de nós, que deixamos a raiva e a frustração nos dominar rapidamente. Bloqueamos na rede social, nos afastamos, somos grossos, evitamos, ne vdd ?... eu já fiz isso confesso. Não sei você.
As vzrs fazemos esse tipo de coisa por que é necessário ao momento de grande decepção ou magoa. E é até melhor que magoar pessoas.
...Mas Deus tem me ensinado que enquanto a gente tem pessoas bloqueadas na rede social ou na nossa vida, por nossa iniciativa... Não seremos completos em Deus por que isso mostra falta de perdão.
Perdão a nós primeiro e a outra pessoa depois. Em João 20.22 e no pai nosso diz que se não perdoamos os pecados de alguém (seja esse nosso ou de outro) não estaremos perdoados por Deus.
É mais sério do que pensamos. As vezes a gente acha que não tem nada contra nós ou àquela pessoa. Mas os nossos frutos nos entregam a nós mesmos. Basta prestarmos atenção com Deus.
Voltando ao versiculo 8 em diante, os outros discípulos ficaram no barco arrastando a rede cheia de peixes. E ao chegar na praia viram uma fogueira, peixe sobre brasas e um pouco de pão.
Pedro entrou no barco arrastou a rede para a praia assim que Jesus disse tragam alguns peixes que acabaram de pescar.
153 peixes grandes de fato tinha e a rede não se rasgou. Eram muitos.
Tudo que Deus faz é perfeito. Percebe?
Jesus os chamou para comer mas nenhum tinha coragem de perguntar quem Ele era. Sabiam que era o Senhor mas nao tiveram coragem de perguntar.
Quantos de nós ainda não tem coragem de dizer eu te amo pra alguém que ama ?
Jesus deu pão e peixe a eles. Foi uma pesca maravilhosa. Vemos muito amor nisso tudo ne verdade?
No versiculo 15, depois de comerem, já mais calmos...provavelmente, Jesus perguntou a Pedro: Simao, você me ama mais do que estes ?
Ele respondeu sim, Senhor! Tu sabes que te amo.
Quantas vezes amamos mas não dizemos? ... Pq entendemos que a outra pessoa já sabe ...
Jesus diz: cuide dos meus cordeiros.
A gente ama mas é Deus o criador de todos nós. Por isso nosso amor não deve ser possessivo.
Novamente Jesus pergunta se Pedro o ama. E Pedro respondeu igual.
Jesus disse: pastoreie as minhas ovelhas.
Pastorear é proteger, lutar por, ensinar, cuidar. Daqueles que Deus colocou em nosso caminho. Sabendo que nosso papel é cuidar mas Deus é o dono.
Pela terceira vez Jesus perguntou: você me ama?
Pedro ficou magoado ...por Jesus perguntar pela terceira vez e respondeu: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo.
Como vejo Jesus mostrar amor por Pedro nesse momento. Pedro se magoa por que não compreende que Deus sabe de tudo mas quer ouvir de nós sempre.
Nos magoamos fácil, amados, e tantas vezes deixamos de falar pra quem amamos que amamos e nos importamos.
Não podemos perder esse maravilhoso dom de restauração que Deus nos ensina aqui através de Jesus hoje. Dizer mais vezes "eu te amor. Agora entendendo melhor depois desse pão de amor.
Mesmo sabendo que Deus sabe de tudo..., que ter casado ja demonstra que a gente ama, que colocar comida em casa já também mostra amor... ou até mesmo que nossas atitudes mostrem... precisamos falar.
É isso que entendo nesse trecho de restauração. Muitas feridas nossas permanecem pq não falamos. Nos fechamos.
Precisamos entender o amor de Deus e aceita-lo na nossa vida pra assim conseguirmos amar de fato.
A cada dia lembrar que é o amor que sustenta qualquer relacionamento. Sem ele não há continuidade, não há coragem pois a força que nos traz alegria, amor e moderação vem de Deus.
Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio diz no versiculo 7 de 2 timóteo 1. Lembra?
Dizer eu te amo deve ser uma atitude com palavras. Palavras e atitude. Amem ?
Para finalizar ...
Isaías 1: 18. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Aleluia!
Esse trecho de Isaías nos ensina através de coty no livro cura e edificação do líder que a atitude de dar espaço para ser questionado sobre uma orientação demonstra maturidade, sinceridade e segurança da parte do líder.
Todos somos líderes, no mínimo de nossa própria vida. Mal entendidos são resolvidos e as dúvidas esclarecidas, o que incentiva uma submissão voluntária e uma cooperação criativa.
Isaías revelou aí nesse trecho pra nós que Deus sempre está pronto para ouvir nossas angústias e dúvidas. Deus quer que o seu povo o questione, para assim ser desarmado e purificado. O contrário disso pode ser chamado de autoritarismo. (Que é exigir uma submissão sem questionamentos)
Assim O medo prevalece e não existe a liberdade para dizer sequer um simples eu te amo, quanto mais outras coisas mais complexas.
Oro em nome de JESUS para que Deus nos abençoe e faça essa mensagem de aprendizado frutificar em nossos coracoes, sedentos por mais de Deus. Mesmo sem a gente perceber.
Nossa vontade não quer mudar mas precisamos. Há um tesouro que precisamos encontrar, para isso temos que permitir Deus nos restaurar.
Grande abraço.
Rádio fonte eterna 29.08.18
Commenti