Aprender sobre o perdão
- Monique Guedes
- 12 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Diante da Parábola que Jesus conta em Mateus 18.23, devemos inicialmente saber quanto vale dez mil talentos. Pois Ele cita esse exemplo a Pedro na historia do servo que não perdoou.
Em pesquisa na internet vi que:
Em 10 mil talentos, cada talento vale 6 mil denarios. 1 dia de trabalho ganhava-se 1 denario. 6 mil dias de trabalho seria necessário para pagar 6 mil denarios, que equivale apenas 1 talento.
Se a divida fosse 1 talento teria que trabalhar por uns 16 anos para pagar. Sendo 10 mil talentos, daria 60 milhões de denarios para pagar. Ou seja, Mais de 164.383 anos de trabalho.
Quem vive tanto assim para pagar ? O homem só vive 100 anos e olhe lá, já sem forças. Então vejamos, Jesus quis dizer que seria uma dívida impagável.
Percebe ?
A palavra de Deus nos ensina com isso que Deus nos perdoou de uma dívida que não podíamos pagar como humanos.
Sabendo disso, fala no versiculo...
26. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei.
Agora me digam, como???
O servo se humilhou para receber misericórdia, isso sim!. E recebeu!
Aqui vemos o que nós devemos fazer diante da nossa incapacidade, perante Deus. Se quisermos ser perdoados por Ele e não perder tudo de tão precioso que temos. Que Ele mesmo nos deu.
No versiculo...
27. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.
Esse trecho mostra, na parábola que Jesus contava a Pedro quando este o perguntou quantas vezes devia perdoar o irmão que pecasse contra ele, que
O SENHOR É BOM. Tem compaixão de nós diante das nossas fraquezas.
Jesus explicou facilmente a Pedro sobre o Reino dos céus. Precisamos entender. É como um Rei que quis "tomar conta a seus servos". E vendo a humilhação do homem ,reconhecendo que não podia pagar, resolveu ter compaixão e perdoar a dívida libertando-o do castigo imposto.
Esse perdão veio através de Jesus, na realidade. Foi preciso que Jesus desse seu sangue! E se a gente nao reconhecer isso para remissão dos nossos pecados não receberemos perdão de fato, Nem aprenderemos a perdoar.
Viveremos sempre na dúvida e na insegurança. Isso não é bom pra nós. Não é o que Deus quer, Creio.
Outro detalhe muito importante está no versiculo...
33. não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?
Muitos de nós temos recebido o amor e perdão de Deus, queremos misericórdia com o que é nosso mas... não repetimos a atitude com outros.
Agimos como se fôssemos merecedores do perdão e os outros não.
Na verdade, Como percebemos acima, Deus não perdoa a dívida que temos com ele por que pagamos, mas por misericórdia (compaixão).
Se olharmos para o nosso irmão, diante de Deus, veremos que ele é igual a nós e carece de misericórdia de nossa parte também.
Deus nos diz nesse versiculo claramente que conseguimos fazer isso. Só que pensamos e até falamos muitas vezes "eu não sou Deus" para perdoar. Coloca Deus num pedestal aos olhos humanos, quando no coração não quer se humilhar.
Pensa que conhece Deus mas não conhece. Diz que Deus é grande mas não sabe que ele também se faz pequeno para caber no nosso coração. As pessoas acham que não conseguem imitar Jesus.
Simplesmente por que não o conhecem.
E só se chega a Deus por Jesus. Como achamos conhecer Deus se nem Jesus conhecemos ainda ?!
O egoísmo nos impede de vivermos bem, mesmo que já tenhamos sido perdoados por uma dívida. Perceba o versiculo ...
34. E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Não era pagamento do dinheiro, perceba. Deus quer o coração humilhado em reverência. Pois de outra forma não conseguimos pagar.
Verdugo significa carrasco, àquele que trata mal. Deus aqui nos entrega ao mal enquanto não perdoamos (nos humilhamos). Humilhar é perdoar a si mesmo primeiro, sabia ? Reconhecer que nada somos e precisamos obedecer a Deus.
...
Entendamos...
O que seria viver no mal (ser entregue aos verdugos)?
... seria, penso eu, ser aquele, por exemplo, que até frequenta uma igreja e conhece Jesus mas não perdoa o irmão.
Vive ouvindo a palavra de Deus mas não tem saúde e paz, vive cheio de problemas e preocupações.
Não tem tempo pra nada e pouco sorri por que é enfermo por dentro.
Sofre com tudo que vê e sente mas não faz disso motivo de oração mas de fofoca.
Não se importa em perdoar a si mesmo, nem recebeu em seu coração o perdão de Deus pois ainda se sente fraco. (Fraqueza diante da fortaleza que Deus nos dá.)
Não vive tranquilo confiando em Deus.
...
Também tem casos daqueles que não frequentam a igreja, não conhecem a Jesus ainda e são desprovidos da Graça de Deus.
Com tudo sentem raiva e pecam, sofrem por não conseguir perdoar. Estão presos aos "verdugos". Carrasco da alma: satanás. E estando presos ao mal não reconhecem que estão morrendo a cada dia mais que outros.
Acham normal a vida que levam sem paz, perdão e amor de Deus. O amor descrito em 1 coríntios 13 na bíblia. Que devemos ler, conhecer e viver.
Diante desse exposto ensinamento tão importante...
Convido você nesse momento a orar comigo nesse aspecto. Para pedirmos a Deus que nos ajude a encontrar Jesus, se ainda nao o encontramos, e aprender com Ele que perdoar é uma escolha, um estilo de vida que devemos adotar. Com Jesus fica muito mais fácil.
Oremos...
Pai, em nome de Jesus teu filho amado, peço ao Espírito Santo que nos convença do Pecado, da Justiça e do Juízo. Neste dia, com esse aprendizado, através da Parábola do servo que não perdoou vimos quanto é importante perdoarmos a nós mesmos, nos humilhando e aos nossos irmãos.
Pai, a dívida era impagável mas o Senhor teve compaixão de nós. Nos enviou Jesus para fazer isso e ser o sangue que nos salva. Sangue justo que foi entregue a escarnecedores. Sem culpa morreu na carne e nos salvou. Louvado Seja o Teu nome para sempre !
Te peço ó Pai, tem misericórdia de quem ainda não conhece Jesus. Apresenta-te. Assim como também te peço pelos que conhecem mas não perdoam a si mesmos. Nos ensina a perdoar, pai.
Que façamos como Isaías 55.7 falou por ti, abandonando o caminho e os pensamentos maus. Tu és um Deus que que não muda. És o mesmo no antigo e no novo testamento, a diferença está na salvação que passou a existir pra nós através de Jesus. a lei foi apenas para reconhecermos o pecado e saber que estávamos condenados.
Obrigada Pai, por nos perdoar. Nos ensina a receber teu perdao e também a perdoar da forma que tem que ser. Te peço. Vem em nosso socorro senhor. Estamos perdoando ao nosso modo, fazendo só o que nos agrada. Perdoando e evitando. Nos ajuda Senhor com tua graça e misericórdia. Amem.
Edifique também sua fé pelo ouvir:

Comments