Simplicidade ou prudência?
- Monique Guedes
- 8 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Os dois !
Sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.”
Mateus 10.16
A serpente é um animal extremamente prudente. Você não a vê por aí. Geralmente o seu ataque acontece sem ao menos a vítima perceber a sua presença. Ela observa bem tudo ao seu redor. Ela evita expor-se ao perigo. É precavida. Em contrapartida, a pomba é inofensiva. Não faz mal a ninguém. É capaz de pousar em frente a um leão sem nem se tocar do perigo. Por isso o equilíbrio entre essas duas características é necessário. Você deve ser inofensivo, porém, prudente. Se você for só simples, ou seja, ingênuo como uma pomba, sofrerá danos: “O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.”Provérbios 22.3 Não se deixe levar por tudo o que dizem. Observe, questione e, na dúvida, não vá, não fale, não veja, não ouça e não faça. Busque sempre a proteção do Altíssimo para livrá-lo de todo o mal, mas não esqueça de que a vigilância vem sempre antes da oração, sempre (Mateus 26.41).
(Copiado de https://www.universal.org/noticias/o-que-a-serpente-e-a-pomba-podem-nos-ensinar)
Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.” (I Coríntios 14:20).
Creio que não seja fácil manter esse equilíbrio. Mas é necessário. Fugir da aparência do mal e se proteger é prudente. Mas quanto a fazer o mal ser simples e lembrar do que Cristo ensinou em sua palavra.
Ou seja, ser prudente no que te aparece pra fazer, viver e falar.
Ser simples no agir.
É preciso entender para não confundir e ficar confuso.
Pois nessa confusão você acaba não sabendo como agir e fica com medo.
Porém existe uma forma de sempre saber: a paz no coração.
Se tá incomodando, tem algo errado. Se tá tranquilo então possivelmente você, que tem o Espírito Santo em você, tá fazendo a coisa certa.
Afinal a gente sabe o que é certo e errado por mais que viva fazendo o errado.
Deus nos abençoe. Que essa reflexão frutifique no nosso coração.

Comments