Viagem à Israel em 2017, que não aconteceu.
- Monique Guedes
- 4 de dez. de 2017
- 8 min de leitura
EDITADO EM 02/07/18
Um belo dia surgiu na igreja o anúncio de viagem à Israel por um preço mais barato.
Isso aqui não será uma denúncia mas um relato de algo verídico que pode edificar a nossa fé, se deixarmos.
Não citarei nomes, pois como já falei a intenção aqui no blog é descrever o que Deus permite e a gente faz. Nem sempre o que fazemos é da vontade de Deus, mas Ele abençoa, creio, se não interferir na justiça que vem Dele. O que tem demais numa viagem? Podemos Pensar. Não sei! ... mas Deus sabe !
Avalio sempre que o que MAIS FALA AOS OUVIDOS DE DEUS é a motivação do coração. Além do que Deus precisa nos tratar para usar. Somos vasos na mão do Oleiro, lembra?
.....
Vamos lá ao relato...
Tudo começou quando:
Eu ouvi mas nada pensei nem pedi a Deus.
Tinha acabado de passar por um mal momento no meu emocional e Estava me sentindo "um nada". Tinha ouvido na igreja antes sobre a viagem, mas não tinha sentido fé nem vontade pra viver isso agora, mas o meu momento emocional influenciou nesse momento, creio.
Conversando com minha mãe um belo dia falei da viagem da igreja e perguntei "brincando" se daria pra eu ir. Ela disse que se conseguisse ganhar o dinheiro de uma causa na justiça sim. E eu me animei, pois achei que ela diria não de cara. Não me atentei aos detalhes, SE recebesse a causa na justiça. ( o que não aconteceu até o momento de pagar a viagem. e o dinheiro usado foi outro.
Senti "de repente" que poderia ser de Deus esse "presente" inesperado e não sonhado até o momento, por incredulidade e falta de conhecimento mesmo (nunca pensei ir pra Israel, nunca entendi direito o que significava esse lugar). "De repente" entendi no meu interior que seria uma experiência única e que essa era uma oportunidade que talvez não teria de novo.
É importante percebermos que o "de repente" de Deus existe e traz benção. Alguns "de repentes" que NÓS escolhemos nem sempre trará. Note!
Achei que deveria ir pois Deus foi fazendo tudo, acreditei, trouxe o dinheiro, concordância dos meus pais, minha vontade de ousar mesmo em meio ao medo que tinha e o sim que consegui dar em casa quando me perguntaram: você quer ir mesmo? ( agi pela emoção, confesso! mas no dia não pareceu emoção, pareceu mesmo milagre de Deus! )_ Veja o coração enganoso aí. (sentimentos falando mais alto)
... A vaga mais barata era para dezembro 2017 que o "agente de viagem" falou pra mim que teria apenas uma vaga se eu quisesse e deu um prazo para decidir (no outro dia). Quando tinha perguntado, antes de decidir, a algumas pessoas na igreja que iam, e disseram que possivelmente não teria mais vaga nesse mês. Então pronto, pensei, é de Deus mesmo. (Quem não pensaria? -> Eu sem emoção! )
Essa decisão foi em outubro/17. Nesse tempo fui organizando tudo, após pagar, e agradecendo a Deus por tudo que estava sendo provido por Ele para a viagem. Empréstimo e compra de roupas de frio, dólares, alegria, novidade.
Mas chegando já perto do dia de viajar, começaram os problemas com a agência de viagem de forma mais explícita. O Agente falou que tinha comprado apenas o meu bilhete internacional e disse que eu teria que arcar com as nacionais. Coisa que não foi combinado assim. Ele falou que não tinha mais dinheiro para arcar com o restante, e que não previu a quantidade de gente que iria.
Ou seja, "um golpe". Caiu a ficha completa !
Detalhe, eu já vinha percebendo no grupo da viagem algumas indagações e orava para que tudo desse certo e não precisasse trazer esse problema pra casa. Não queria "aperrear" meus pais, tinha medo, de mais uma vez decepcioná-los. Eles estavam alegres também com minha inciativa de ir e acreditavam que ia dar certo, pois creio, confiavam em mim. Mas nem eu nem eles procurou saber detalhes da viagem, nem pesquisou mais sobre a agência. Eu não sabia como fazer isso e eles menos ainda.
Não pedi ajuda a ninguém, pois pensei que conseguiria fazer tudo só com a caravana da igreja, afinal pensei, tem pessoas lá que já viajaram, no grupo todos vão postando que estão com quase tudo pronto, e tranquilamente achei que não havia problema nenhum. Eu agi com imprudência diante de confiar em "homens", sabendo que Deus orienta em sua palavra para só confiar Nele. (Eu não sabia como era isso de fato, confiar só Nele. Achava que Deus não ia falar comigo... achava que eu tinha que decidir sozinha algumas coisas).
"Homens" erram. Deus não. A prudência protege e reduz os danos. As vezes não impede algumas consequências, mas previne muitas delas.
Então...
Tive que falar pra meus pais, pois eu sem trabalho e sem dinheiro não poderia resolver sozinha. Nunca pude aliás, mas só percebi quando tive que enfrentar os meus medos, falando tudo que estava acontecendo pra eles. Desde o início devia ter falado, mas também creio que não falar poupou stress por mais tempo, veio de uma vez.
Daí...Começou o "aperreio" em casa por causa disso. Com toda razão, claro!
E mais... não só foi comigo. A caravana tinha quase 130 pessoas. Mais de 40 estavam com problemas de passagem (Não ter ou cancelamentos). Que no grupo também só "estourou" em cima da hora. começaram a expor seus problemas, e aí a gente viu o problemão que existia. Ou seja, não foi só eu que "esperei" e "confiei" que tudo ia dar certo.
A nossa fé foi abalada. Foi transformada em dúvidas, tristezas e muitos atritos no grupo, nesse tempo próximo ao dia da viagem.
Fomos descobrindo que o tal agente usou o dinheiro de nossos pagamentos para outras coisas e comprou nossa passagem em cartões de crédito. E por muitas pessoas irem bloqueando compras indevidas nos cartões, ele não teve mais dinheiro pra comprar as passagens que faltaram.
Pura Pilantragem ! Irresponsabilidade ! Desorganização! ... etc...
Ele ainda dizia que era honesto e um homem de Deus.
Como crer nesse "crente" sem frutos ?
Afinal, a palavra de Deus fala de frutos.
Falar e cumprir. Não roubar ou ser desonesto. Tudo isso está na palavra de Deus. Onde está o "crente" ?
Não sei ! Só Deus pode julgar !
Resumindo, não viajei. Eu e mais 40 pessoas ficaram no prejuízo material, tendo que recorrer à justiça humana para reaver as perdas.
Os prejuízos da alma e espirituais só com Deus ! E Deus cuidou, como sempre !
Enfim, pensei que iria pra Israel com City Tour na Suíça. Como dito pelo tal agente !... mas não ! Não aconteceu. E eu até agradeci a Deus por não ter ido, diante de tanta confusão pedi a Deus em oração para não ir mais, enquanto ainda tinha a passagem internacional ativa. Pois ainda foram algumas pessoas sim, viajaram, as que conseguiram as passagens internacionais e tinham como arcar com as nacionais ainda não compradas.
Porém depois soubemos da repercussão... não foi uma viagem com paz! Isso causaria até muito mais danos a mim e a minha família, se eu tivesse ido.
...
Pensei que essa Seria minha segunda viagem internacional. Não foi !
Deus sabe os propósitos ! Eu ainda estou descobrindo !
Só sei que dia 03/12/2017 (um dia antes da data da viagem), na ceia, comecei a liberar perdão para o homem da agência que roubou sonhos com seu comportamento demoníaco, para mim, para a liderança que confiou nele, para os irmãos que não se preocuparam com quem nunca tinha viajado e não sabia o que fazer... fui pedindo a Deus muita Graça.
...Me senti culpada durante um tempo, atrai para mim as dos meus erros e também precisei dizer a Deus que me perdoava e que perdoava o fato de eu ter perdido minha fé por alguns momentos (pois sem fé é impossível agradar a Deus). Também pedi para perdoar todos da igreja que "de certa forma" participaram de muitas coisas junto comigo.
Neste dia na igreja houve muita tristeza. Muita mesmo, como eu nunca tinha presenciado. Sei que Deus estava lá nos ensinando a continuar, e a confiar Nele, mesmo diante de tanta decepção e perdas em todos os aspectos. Orando pelos que iam e também acalentando aos que ficariam.
Alguns conseguiram viajar mesmo diante de tanta tristeza. Pedi a Deus que os protegesse e abençoasse a ida de cada um. Pois foi uma luta passar por tudo isso. Eu lutei muito contra minha carne que tantas vezes sentia muita raiva e tristeza, e vontade de vingança. confesso!
As devidas providências humanas foram tomadas e aguardamos a Justiça do Senhor, que existe! ... Pois pela justiça do homem aqui no Brasil "alguém que rouba e não tem como pagar por não ter nada em seu nome" fica impune. fica sem pagar, apesar de ser condenado. Indignante !
O que mais esperar, além da justiça do Senhor nesse caso ?
...
Sonhos e bens materiais roubados ... pelo diabo. Muitas Tristezas e decepções. . .
Porém,
Deus continua Sendo Deus.
Deus continua cuidando de nós.
Confortando.
Provendo.
Restituindo.
Aleluia !
Somos do exército do Senhor !
Somos filhos !
Somos justos e vivemos pela fé.
Fé na justiça de Deus. Fé no amor de Deus.
Fé no Deus que é Pai. E sabe o melhor pra seu filho.
...
Ainda posso concluir aqui, para continuar edificando nossa fé, dizendo que, no meu caso, o que mais pesou dentro de mim, nesse tempo foi:
- Haver mais uma decepção dentro de mim com relação a algo que eu planejei,
- Viver rejeições e acusações de pessoas que amo,
- Sentir vontade de desistir da igreja e da vida,
- Perder um dinheiro que foi como honra pra mim através dos meus pais,
- Sonhar com uma viagem como nunca fiz,
- Tentar explicar a pessoas que apesar desse fato, eu iria continuar com Jesus e indo pra a mesma igreja,
- Não receber consolo de alguns que eu tanto gostaria nesse momento,
- Ver as pessoas me chamando de "burra", sentindo pena. E outras me abandonando.
E o que nunca me pesou foi:
- Saber que Jesus continuava comigo, mesmo eu tendo errado.
- Sentir o amor Dele, em todos os momentos.
- Continuar amando as pessoas que me rejeitaram de alguma forma, porque Deus me amou primeiro e sem condições.
- Sobreviver com Jesus quando achava, muitas vezes, que ia morrer por dentro.
Aprendi com essa "perda" que:
- Sobreviver é sobrenatural.
- Sou mais forte hoje que ontem na fé.
- Deus nunca me abandona.
- Devo perguntar a opinião de Deus antes de decidir algo, por mais oportuno que pareça.
- Meus planos nunca vão ser melhores que os de Deus.
- Ele vai fazer da forma Dele, porque sou especial demais pra viver de "qualquer forma" algo.
- Me iro mas posso escolher não pecar.
- Por mais que ame alguém, essa pessoa pode falhar e eu devo perdoar.
- Devo ser mais prudente, e não só simples.
- Eu não vou pra lugar nenhum se Deus não vê que estarei completamente segura por Ele.
- Deus vê o "depois" e eu não vejo. Devo confiar Nele.
- Apesar de tudo colaborar para o bem, o mal existe. O mal não me toca, mas usa outros para influenciar.
- Nem tudo vai ser culpa minha e o que for devo levar pra Deus e consertar.
- Deus usa a minha vida para ensinar outros.
Ou Seja, sempre há muito mais APRENDIZADO.
Continuarei crendo que a minha próxima viagem internacional virá, e será MUITO MELHOR DO QUE ESSA. Será com PAZ e MUITO AMOR DE DEUS.

Comments