O amor que devemos buscar ter
- Monique Guedes
- 27 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Referência 1 coríntios 13
Esse capítulo da bíblia me trouxe uma maravilhosa reflexão.
A virtude mais relevante para amar é ter paciência, algo que nos dias atuais fica difícil demais. E por isso, creio, que Deus diz na sua palavra que o amor esfriará nos últimos dias e a iniquidade aumentará.
Não temos mais paciência com as pessoas e com as coisas que as pessoas fazem e acabamos deixando prevalecer em nossa mente que somos "humanos demais" para conseguirmos ser "bons" como Cristo nos ensina.
Na verdade quando a palavra de Deus diz que o poder Dele se aperfeiçoa na nossa fraqueza, creio que Ele quer justamente que entendamos que não somos nós quem conseguimos ter a paciência por mérito próprio, mas sim Ele que faz através de nós. Cabe a cada um de nós a ATITUDE de se recolher e orar.
Pedir a Deus mais sabedoria para obter daí a virtude da paciência. Deus nunca prometeu que Seria fácil, mas Ele prometeu que sempre estaria conosco e nunca nos deixaria. Com certeza podemos CONFIAR e acreditar que nós conseguimos SIM ter mais paciência.
A palavra de Deus também nos diz que a única maneira de termos mais paciência é pedindo sabedoria a Deus para enfrentar as tribulações, SÓ assim vamos seguir o que Paulo (inspirado por Deus) nos diz nesse capítulo de coríntios.
Se formos orgulhosos ao ponto de não conseguirmos ter domínio próprio sobre nossas ações, e isso inclui o fato de ignorar ou se afastar de alguém, temos que ir pra Deus e pedir que Ele nos ajude. Pois quem é orgulhoso busca seu próprio interesse.
Ou seja, tudo que diz nesse capítulo sobre o amor é uma construção de atitudes.Se temos uma e não temos outra então não estamos tendo nenhuma. E se temos uma, ao menos, vamos adquirindo as outras com a graça de Deus.
Quando dizemos para alguém que não vamos nos esforçar para fazer algo "pra agradar" outra pessoa é o mesmo que dizer: Sou orgulhoso!
Creio que o mínimo que devemos tentar fazer e dizer pra o outro é: vou orar a respeito e buscar em Deus como ser melhor pra você. Isso cabe pra qualquer tipo de relacionamento: amizade, namoro, familiar, profissional, social...
O que Deus mais nos ensina em sua palavra, que é a Biblia, é sobre relacionamento.
Quando Jesus veio e rasgou o véu, foi isso que Ele fez. Quis se relacionar mais intimamente conosco. A sabedoria e o amor "em pessoa" quis se relacionar conosco, sem precisar de intermediários.
Será que a gente consegue imaginar a GRANDEZA DESSA ATITUDE ?
No versículo 12 desde capítulo podemos perceber essa grandeza e a fé com esperança que vem do amor. Ele nos diz assim:
" Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas então, veremos face a face "
Creio que isso nos diz que passamos pelas etapas da vida em amadurecimento. Crescemos e podemos escolher ver Jesus face a face mesmo que agora só possamos ver um reflexo obscuro, como em espelho.
Através do Amor.
Somos plenamente conhecidos pelo Senhor, o Rei da Glória. Não temos como esconder nada de Deus.
Por isso finalizo essa explanação orando agradecendo a Deus, em ações de graças, pelo aprendizado sobre o Amor. Este capítulo nos diz tudo que precisamos saber sobre COMO AMAR. Sofrer, crer, esperar e suportar com sabedoria e paciência em Cristo Jesus .
Que a verdade sempre seja nosso maior testemunho, em palavras de amor. Que não precisemos ser duros ou ásperos para falarmos a verdade a alguém. Que a grosseria e a falta de sensibilidade não nos domine ao ponto de nos irarmos com facilidade e usarmos do orgulho para falar da verdade sem amor.
Que possamos sempre lembrar do versiculo 2 " Se não tivermos amor, nada seremos"
E também do versiculo 8 " o amor nunca acaba( perece, morre)"
Monique Guedes.
Possui Anexo

Comentarios